Campo Alegre Economia

Campo Alegre é segundo o IBGE maior produtor de grãos do país

Município-de-Campo-Alegre-de-Goiás-é-apontado-como-um-dos-maiores-produtores-de-grãos-do-país-Catalão-e-outros-dois-municípios-são-fortes-na-produção-de-café-Blog-do-Badiinho

Campo Alegre de Goiás produziu mais de 37 mil toneladas de sementes de soja, sendo considerado o maior produtor do país. Foto: TV Anhanguera/Reprodução.

Localizado na região sudoeste do Estado, Campo Alegre de Goiás, distante 257 Km de Goiânia, de Goias, o município foi destaque nacional na produção de grãos, fato comprovado em recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo do Agronegócio.

Segundo a pesquisa, o município produziu mais de 37 mil toneladas de sementes de soja, sendo considerado o maior produtor do país.


José Fava, atual presidente da Associação de Produtores de Sementes, é um dos maiores produtores de grãos da região. Foto: TV Anhanguera/Reprodução.

Um dos grandes produtores de soja, é José Fava, atual presidente da Associação de Produtores de Sementes.  “A região de Campo Alegre é privilegiada em termos de clima e altitude, e realmente tem produzido sementes de alta qualidade. A tecnologia usada pelos produtores, faz com que a região seja uma das principais em termos de produção de sementes, não só do Estado mais também do país”, disse em entrevista à TV Anhanguera.

Outra cultura da região, é a produção de café, e os municípios de Campo Alegre, Ipameri e Catalão, produziram juntas, quase quatro mil toneladas de café.


Municípios de Catalão, Campo Alegre e Ipameri, produziram juntos mais de quatro mil toneladas de café. Foto: TV Anhanguera/Reprodução

O produtor de café do município de Catalão há mais de 20 anos, Márcio José Gremonesi, dono de uma lavora com mais de 4 mil pés, disse o seguinte em entrevista à repórter Hellen Pontes: “o que fez esse aumento de produção foi o incremento de tecnologia, de novas variedades, onde tivemos que buscar produtividade para acompanharmos o mercado que está muito competitivo”.

A pesquisa que durou cinco meses para ser concluída, contou com a visita de técnicos do IBGE em mais de quatro mil propriedades rurais em dez municípios do sudeste do Estado de Goiás.

O censo agropecuário acontece a cada dez anos, e seu objetivo para que o Governo Federal possa conhecer o novo cenário rural do Brasil.

É importante não só para o produtor, como também para o Governo focar as políticas públicas, onde deve ser investidos, mais dinheiro ou não. Hoje nós temos dados atuais e fidedignos que possam avalizar a política pública no Brasil”, destacou o coordenador do IBGE da região.

Fonte: Blog do Badiinho com informações da TV Anhanguera 

Fotos: Reprodução 

About the author

Allan Ribeiro

Minha história com o jornalismo tem uma trajetória que começou a ser escrita aos 11 anos de idade, quando comecei a representar o jornal O Diário da Manhã.
O fiz por gostar de ler e de estar informado. De entregar o jornal passei a enviar notícias da cidade a serem publicadas.
Ao visitar o jornal, em conversar com o senhor Batista Custódio, surgiu a possibilidade de publicar artigos sobre temas específicos. Foi o que fiz, e ver a repercussão só me incentivou.
Deste ponto passei a publicar também no O Popular. Como a volta do Novo Horizonte ao futebol profissional integrei a equipe da Rádio Xavantes, graças a Deus, naquela oportunidade o time subiu para a divisão de elite.

Add Comment

Click here to post a comment