ELEIÇÕES 2018

Comprova entra em operação e lança número de whatsapp

comprova-868x644

Comprova entra em operação e lança número de WhatsApp; conheça o projeto

24 veículos aderiram à iniciativa

A partir desta 2ª feira (6.ago.2018) o projeto Comprova inicia suas operações de combate à desinformação durante as eleições presidenciais. A iniciativa é uma coalizão de 24 veículos de imprensa, e este blog embora não seja signatário irá empreender todas as medidas para não criar ou repercutir fake News.

Por meio do número de WhatsApp (11) 97795-0022 o público poderá denunciar conteúdos suspeitos ou falsos relacionados ao pleito. As equipes do Comprova vão checar textos, imagens e áudios sem origem definida. Não faz parte do escopo do projeto checar declarações dadas por candidatos.

Os interessados devem salvar o número na lista de contatos de seu celular e enviar uma mensagem com o pedido de checagem. Todos os conteúdos verificados pelo projeto estarão disponíveis no site do Comprova.

A iniciativa do projeto é do First Draft, centro de estudos jornalísticos ligado ao Shorenstein Center da Universidade Harvard. No Brasil, a coalizão está sob coordenação da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e tem apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo). O Google e o Facebook ajudam no financiamento.

Após a identificação das fake news, haverá uma checagem cruzada de todos os conteúdos. Nenhum desmentido será publicado antes de ao menos 3 veículos diferentes entrarem em acordo sobre a falsidade da informação em questão.

O projeto também terá o cuidado de questionar apenas informações equivocadas que já tenham tido 1 grande alcance ou que tenham potencial viral. A ideia é não correr risco de ajudar 1 boato ainda fraco a ganhar fôlego acidentalmente.

A coalizão de empresas de mídia inclui AFP, Band, BandNews, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta do Povo, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S.Paulo, O Povo, Poder360, revista piauí, Rádio BandNews FM, Rádio Bandeirantes, SBT, UOL e Veja.

Legenda da foto de capa: O projeto Comprova visa combater a desinformação online nas eleições de 2018

comprova-jornais-participante

About the author

Allan Ribeiro

Minha história com o jornalismo tem uma trajetória que começou a ser escrita aos 11 anos de idade, quando comecei a representar o jornal O Diário da Manhã.
O fiz por gostar de ler e de estar informado. De entregar o jornal passei a enviar notícias da cidade a serem publicadas.
Ao visitar o jornal, em conversar com o senhor Batista Custódio, surgiu a possibilidade de publicar artigos sobre temas específicos. Foi o que fiz, e ver a repercussão só me incentivou.
Deste ponto passei a publicar também no O Popular. Como a volta do Novo Horizonte ao futebol profissional integrei a equipe da Rádio Xavantes, graças a Deus, naquela oportunidade o time subiu para a divisão de elite.

Add Comment

Click here to post a comment