Educação

IF inaugura ampliação em Urutaí

FB_IMG_1524619804943

O Instituto Federal Goiano, Campus de Urutaí, inaugurou na manhã de segunda-feira (23/04) três obras, a implantação do Departamento de Matemática, o Restaurante Estudantil e a construção do prédio para o Programa Cão Guia. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos Nilo Peçanha e contou com participação do Reitor do Instituto, Prof. Dr. Vicente Pereira de Almeida, do Diretor Substituto Nelson Donizete Ferreira, do Diretor Geral do Campus, Prof. Gilson Dourado, Deputado Federal Marcos Abrão Roriz Soares (PPS), da Senadora Lucia Vânia (PSB) e outras autoridades.
Os projetos trarão avanços significativos para a atuação do Campus Urutaí. O Programa Cão Guia, por exemplo, agora tem sua primeira unidade no estado de Goiás. Diversos setores da escola estarão envolvidos com a iniciativa, como o NAPNE, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, a Diretoria de Extensão, discentes e docentes do curso de Veterinária e demais servidores do IF Goiano. O Instituto irá acolher os cães em fase temporária e contribuir posteriormente com sua socialização em espaços públicos, além de oferecer cursos de capacitação para os servidores e melhoramento genético.
O IF de Urutaí conta hoje com nove cursos de nível superior e três de nível médio, que atendem alunos de várias partes do estado de outras regiões do Brasil. Nesses projetos foram investidos cerca de R$ 8 milhões através do Ministério da Educação. O Diretor Geral do Campus, Prof. Dr. Gilson Dourado da Silva, contou que ainda há outras iniciativas em andamento, como a construção do hospital veterinário e do alojamento feminino, que irá expandir a capacidade da unidade para receber alunos internos. “Esses projetos são de grande importância pra nós, para gerar mais oportunidades”, disse.
Durante o evento, a Senadora Lúcia Vânia e o Deputado Federal Marcos Abrão Roriz Soares destacaram a importância do fortalecimento da educação para o desenvolvimento econômico e social e anunciaram iniciativas que estão sendo implantadas em vários municípios goianos. Para Marcos, “o país precisa priorizar a educação, principalmente quando está voltada para o mercado de trabalho, como é o caso do IF, pois só assim teremos melhores perspectivas no futuro”. Lúcia Vânia discorreu sobre as iniciativas em andamento para transformar várias unidades do Instituto Federal em Campus. Segundo a senadora “o objetivo é abrir caminho para que o governo federal possa repassar recursos para atender cursos superiores. Com essa transformação as escolas podem se tornar mais independentes e crescer”.
Cidadãos de Urutaí e colaboradores do Instituto, o Assistente Administrativo e Diretor Geral Substituto Nelson Donizete Ferreira e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Flávio Henrique de Lima Torres falaram sobre a expectativa para com a inauguração em entrevista à equipe do Portal Serra Dourada News. Para Nelson, “é visível a alegria de todos os colaboradores e alunos por presenciar o crescimento do Campus”. Já o parlamentar destacou o lado inovador da iniciativa. “Esse programa voltado para os cães guias como está sendo implantado representa, além de um grande desenvolvimento, uma visão inovadora, que servirá de exemplo para muitas outras instituições”, concluiu Flávio de Lima.
A solenidade contou ainda com a presença de docentes, estudantes, do prefeito de Urutai Ailton Martins de Oliveira, além d
o prefeito de Cristalina Daniel Sabino Vaz – Daniel do Sindicato.

Fonte: e fotos Portal SerraDourada

FB_IMG_1524619808301 FB_IMG_1524619799463 FB_IMG_1524619792570

About the author

Allan Ribeiro

Minha história com o jornalismo tem uma trajetória que começou a ser escrita aos 11 anos de idade, quando comecei a representar o jornal O Diário da Manhã.
O fiz por gostar de ler e de estar informado. De entregar o jornal passei a enviar notícias da cidade a serem publicadas.
Ao visitar o jornal, em conversar com o senhor Batista Custódio, surgiu a possibilidade de publicar artigos sobre temas específicos. Foi o que fiz, e ver a repercussão só me incentivou.
Deste ponto passei a publicar também no O Popular. Como a volta do Novo Horizonte ao futebol profissional integrei a equipe da Rádio Xavantes, graças a Deus, naquela oportunidade o time subiu para a divisão de elite.

Add Comment

Click here to post a comment